Brigadeiro Vegano
Quando falamos da culinária brasileira não podemos deixar de lado o famoso brigadeiro, que cá entre nós, é uma verdadeira paixão de muitos. Em festas de crianças geralmente lá está ele embrulhado na forminha de papel encantando adultos e crianças. Como muitos sabem, essa guloseima é um tiro no pé quando analisamos seu valor nutricional, a receita tradicional leva um monte de laticínios e açúcar refinado, o que o torna extremamente prejudicial para a saúde já que contém muita gordura e calorias.
Mas a partir de hoje esqueça essa versão tradicional nada saudável e se encante com esse brigadeiro alternativo super nutritivo, eu nem acreditei no seu sabor e textura quando fiz. Confesso que as minhas expectativas a respeito desse brigadeiro eram baixas, mas com a consistência cremosa e com o cheiro de chocolate se espalhando pela cozinha percebi que isso poderia dar certo. E não é que deu! A textura é igualzinha do brigadeiro normal! Da uma olhada na foto abaixo pra entender do que estou falando.
A essas horas você já deve estar com vontade de saber do que é feito, pois bem, ele só leva quatro ingredientes: chocolate meio amargo (sem leite), açúcar mascavo, óleo de coco, e para sua base, biomassa de banana. Sim, ele é feito com biomassa de banana, a maravilha que descobri a pouco tempo! Se não conhece, sugiro ler esse post aqui. Pra fazer é bem simples, basta colocar todos os ingredientes na panela em fogo baixo e mexer até a mistura ficar homogênea, que nem o brigadeiro tradicional.
Caso queira praticidade, sugiro comer o brigadeiro de colher mesmo, sem frescura. Além da praticidade, o bom de comer de colher é que você não precisa utilizar o óleo de coco, ou outro óleo vegetal na receita. Já que o objetivo de utilizá-lo é só para não grudar na mão na hora de fazer as bolinhas. Mas caso queira fazer que nem eu, além de utilizar um pouco de óleo vegetal, é necessário colocar o brigadeiro na geladeira para ficar mais consistente que nem da foto abaixo, que ficou por umas 4 horas na geladeira.
O segredo desse brigadeiro ter ficado bom é por causa da biomassa, que tem a consistência cremosa e grudenta que nem o leite condensado. E depois de ser colocada na geladeira ela fica bem consistente, o que fica bem fácil de fazer as bolinhas sem grudar na mão, mais fácil do que o brigadeiro normal. A textura é muito parecida com a receita tradicional, mas claro que o sabor nem tanto, já que são usados ingredientes diferentes como o açúcar mascavo e o chocolate meio amargo, mas isso não quer dizer que ficou menos gostoso, bem pelo contrário.
Depois de fazer as bolinhas você pode cobrir os brigadeiros com o que preferir, eu utilizei amêndoas, nozes e chia. Mas pode também ser utilizado amendoim, castanhas, chocolate ou coco ralado. Uma dica, se você achar que o brigadeiro está consistente demais depois de refrigerado, é só colocar no micro-ondas por alguns segundos e ele ficará cremoso e irresistível de novo.
membro do Chamado da Floresta
