Apoio ao assinar a petição da campanha Fora Garimpo
Olá CHAMADO,
Agradecemos imensamente seu apoio ao assinar a petição da campanha Fora Garimpo, Fora Covid em 2022, que tinha como objetivo pressionar as autoridades para agir em favor da desintrusão dos mais de 20 mil garimpeiros dentro da Terra Indígena (TI) Yanomami.
Porém, mesmo com nossas vozes unidas em mais de 400 mil assinaturas, nenhuma ação eficaz foi realizada pelos agentes públicos responsáveis para garantir a proteção e bem viver dos povos indígenas, assim como das florestas e dos rios da região.
Hoje, o Instituto Socioambiental (ISA), que, com outros parceiros, apoiou o desenvolvimento desta campanha e de tantos outros projetos e iniciativas junto aos seus parceiros históricos, os povos Yanomami e Ye’kwana, vem te contar como está a situação atual na região e incentivar: continue lutando com a gente!
Afinal, o garimpo continua avançando dentro deste território. Desmatamento, contaminação dos rios, violência contra indígenas, abuso de mulheres e crianças, disseminação de doenças infecciosas. Assim é o rastro de destruição, crime e morte trazido pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, aparentemente sem receio de intervenção do Estado brasileiro.
Para denunciar as ameaças crescentes que pressionam o território, a Hutukara Associação Yanomami produziu o relatório Yanomami Sob Ataque, que entre outras coisas, demonstra que em 2021 o garimpo ilegal avançou 46% em comparação com 2020.
A campanha foi entregue, mas a luta continua! Contamos com você para estarmos juntos ao lado dos Yanomami lutando pela retirada dos garimpeiros.
No vídeo a seguir, você pode conferir alguns relatos de exploração sexual divulgados no relatório e publicados no instagram do ISA