AYAHUASCAÉ bom saberMEDICINAS DA FLORESTA

É bom saber sobre a Ayahuasca

É bom saber sobre a Ayahuasca

O que é ayahuasca é para que serve?
A ayahuasca é uma bebida tradicionalmente utilizada para cura espiritual em cerimônias realizadas pelas populações indígenas da Bacia Amazônica.

Quais são os efeitos da ayahuasca?
Ayahuasca é um chá, com potencial alucinogênio, feito a partir de uma mistura de ervas amazônicas, que é capaz de provocar alterações da consciência por cerca de 10 horas, sendo, por isso, muito utilizada em vários tipos de rituais religiosos índios para abrir a mente e criar visões místicas

O que a ayahuasca faz no cérebro?
“A ayahuasca parece agir como um antidepressivo duplo, reduzindo a degradação de serotonina e estimulando seus receptores”.

Porque as pessoas vomitam com ayahuasca?
O vômito, em particular, deriva de sua ação na área postrema, área do tronco encefálico que controla a urgência em vomitar. Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia,

Qual a diferença entre Santo Daime e ayahuasca?
A ayahuasca, que também pode ser chamada de “Santo Daime” ou “vegetal”, contém uma substância chamada de DMT (Dimetiltriptamina). O chá é estudado, porque essa substância altera a percepção da realidade e pode ter efeitos terapêuticos, por exemplo, no tratamento da depressão.

O que eu preciso saber antes de tomar ayahuasca?
A medicina não deve ser utilizada por quem faz tratamentos com antidepressivos e remédios tarja preta, pessoas com tendência a esquizofrenia e outras doenças psicológicas. Antes de cada ritual, é preciso seguir uma dieta de pelo menos 48 horas sem álcool, carne vermelha e comidas pesadas e gordurosas.

Quanto tempo dura a ayahuasca no corpo?
Os efeitos aparecem de 30 a 45 minutos, aproximadamente, e podem durar até quatro horas (Mckenna et al., 1998). As b-carbolinas têm propriedades alucinógenas (Cazenave, 1996) e, portanto, contribuem para a atividade da bebida Ayahuasca.

Como é um ritual de ayahuasca?
O ritual religioso, chamado carinhosamente de “cinema de índio”, é regado por uma pequena dose de um chá acre, espesso e terroso, feito da combinação do cipó mariri (Banisteriopsis caapi) e de um arbusto – a chacrona (Psychotria viridis) ou a videira chagropanga (Diplopterys cabrerana), todas nativas da selva amazônica …

Quem tem ansiedade pode tomar ayahuasca?
Estudos anteriores sugerem que a ayahuasca exerce papel terapêutico em casos de depressão e ansiedade.

O que fazer para entrar na força ayahuasca?
Outra expressão é entrar na “força”, ou seja após a ingestão da ayahuasca, que varia de 15 a 40 minutos, acontece o fenômeno da expansão da consciência. Nesse momento, todos os chacras ficam alinhados e totalmente abertos. Depois de uma hora e meia da ingestão da primeira dose, será servida a segunda dose.

O que é peia da ayahuasca?
A peia é popularmente conhecida entre os adeptos do culto do Santo Daime como surra do daime. Expressa-se por vômitos, diarréias, tremedeiras, mal estar, ou qualquer outro tipo de evento desagradável pelo qual possa se encontrar o sujeito sob efeitos do potente alucinógeno de origem indígena.

Como surgiu a ayahuasca?
Composto por uma mistura de plantas amazônicas, a ayahuasca ou o chá do Santo Daime é o elemento central de rituais xamânicos herdados da cultura indígena. O berço dessas doutrinas fica em Rio Branco (AC) e a bebida é usada há milhares de anos pelos pajés de várias tribos amazônicas do Brasil, do Peru e do Equador.

Como fazer o chá ritualístico de ayahuasca?

É tomado até 3 doses do chá em um único ritual, que pode demorar horas. O chá é feito com folhas chacrona e cipó jagube. Para o ritual, as mulheres preparam as folhas de chacrona e os homens cuidam do cipó de jagube.

Quem trouxe a ayahuasca para o Brasil?
O Santo Daime foi estruturado a partir da década de 1930 no território do Acre, através da figura de Raimundo Irineu Serra, negro, maranhense, neto de escravos, conhecido entre seus seguidores como Mestre Irineu.

Quem não pode tomar ayahuasca?
A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

Quem toma antidepressivo pode tomar ayahuasca?
A ayahuasca deve ser evitada com outros agentes serotoninérgicos, por exemplo, antidepressivos tricíclicos, inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina, trazodona e erva de são joão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *